O que é acupuntura?
Como funciona?
O objetivo da acupuntura é ajudar o corpo a curar a si próprio. Ela melhora a circulação sanguínea, estimula o funcionamento do sistema nervoso, e promove a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias pelo organismo.
Para que serve a acupuntura em cães?
As principais indicações da acupuntura para cães incluem:
- Alergias;
- Alívio de doenças neuromusculares, inclusive sequelas de cinomose;
- Câncer;
- Controle da dor;
- Dermatite acral por lambedura;
- Distúrbios respiratórios;
- Distúrbios digestivos;
- Epilepsia;
- Incontinência urinária;
- Paralisias;
- Problemas comportamentais;
- Problemas de coluna.
Quais são as vantagens?
A acupuntura, quando aplicada corretamente por um profissional treinado, não tem contraindicações ou efeitos adversos, diferentemente da maioria dos medicamentos “normais” (alopáticos). Ela permite a redução da dose de medicamentos, e, em alguns casos, obtém resultados além daqueles que seriam possíveis com as técnicas tradicionais de medicina ocidental. Há casos, por exemplo, de cães paralíticos que não tiveram resultados satisfatórios com cirurgias de coluna, mas que voltaram a andar após o uso da acupuntura.
Ela pode ser aplicada em animais de qualquer sexo e idade, e pode ser útil em casos em que o cão não possa ser submetido a uma cirurgia, ou que esta não surtiu os efeitos desejados. É também uma ótima forma de se prestar cuidados paliativos a cães idosos e com doenças crônicas, fornecendo mais qualidade de vida.
A acupuntura pode machucar ou fazer mal ao meu cachorro?
Quantas sessões serão necessárias para o meu cão melhorar?
A quantidade de sessões necessárias pode variar conforme o tipo de problema que o cão tem. Problemas crônicos normalmente precisam de mais sessões do que os agudos. Faça pelo menos três sessões antes de concluir se a acupuntura está ajudando mesmo o seu cão ou não.