Conheça itens comuns perigosos para Gatos – Alerta para os Tutores de Bichanos

Dentro de casa existe uma gama de itens perigosos para gatos, que podem trazer consequências sérias – e até fatais – para os bichanos. Por isso, é fundamental que todos tutores, e todos aqueles que pretendem se tornar um, saibam identificar quais são esses objetos para mantê-los afastados e protegidos do animal.

Confira abaixo e se surpreenda com a lista de itens comuns perigosos para gatos:

 

  1. ÁGUA COM LIXÍVIA (ÁGUA SANITÁRIA)

Em épocas de calor excessivo, é normal que gatos bebam água de qualquer lugar, e esses pets adoram água sanitária. Por isso, é necessário muita atenção ao armazenar o produto e ao utilizá-lo – nada de deixar o balde de limpeza pela casa, tá?

A água sanitária é muito nociva e pode causar problemas graves no sistema digestivo, além de vômitos, salivação excessiva e muita dor. Nos vômitos, ainda, a água sanitária pode ser um terrível corrosivo para a boca do animal.

 

  1. ASPIRINA

A aspirina é um dos medicamentos mais populares, isso porque soluciona de forma rápida nossas enfermidades. No entanto, o efeito em gatos pode ser muito grave. Outros medicamentos também são tóxicos, como o paracetamol. O ideal é manter a caixa de remédios longe do alcance do felino.

 

  1. FLOR-DA-PÁSCOA

Os gatos parecem ter uma atração natural por essa planta. Atente-se para que o seu pet não tenha nenhum tipo de contato com ela, uma vez que ‘mastigar e largar’ também pode causar envenenamento. A substância leitosa que a flor-da-páscoa libera causa vômito e diarreias e, se ingerida em grandes doses, pode ser muito prejudicial, assim como o lírio.

 

  1. CHOCOLATE

O chocolate contém uma substância tóxica chamada teobromina, um alcaloide extraído do cacau que estimula o sistema nervoso do gato. Ao contrário do que acontece com as pessoas, os felinos não são capazes de eliminar essa substância do corpo e apenas seis gramas por quilograma de peso do animal podem ser fatais.

 

  1. FUMO DO TABACO

Assim como acontece com nós, humanos, o fumo do tabaco propicia o surgimento de câncer no gato. Se você é fumante e tem um bichano, mantenha as janelas sempre bem abertas, opte por fumar em ambientes internos e lançar o fumo para cima, evitando contato com o gato.

 

  1. PEIXE CRU

Esse item perigoso para gatos é o mais surpreendente da lista, não é? Portanto, saiba que não é uma boa ideia oferecer peixe cru ao bichinho, mesmo tendo sobrado alguma coisa do seu sashimi. O alimento pode conter bactérias prejudiciais a gatos que estão acostumados a comer ração. Outro cuidado que devemos ter é com as espinhas, principal causa de perfuração intestinal em gatos.

Por último, alguns peixes – como o atum – podem provocar deficiência de vitamina B no gato e carregar uma quantidade excessiva de mercúrio.

 

  1. BOLAS DE NAFTALINA

É bem provável que o seu gato se sinta atraído ao ver bolas de naftalina no chão que, se ingeridas, podem danificar o sistema nervoso de forma grave, provocando vômitos, diarreia e até convulsões.

 

  1. CREME DENTAL

O creme dental contém uma grande quantidade de elementos químicos, como o flúor. Essa substância é muito prejudicial e perigosa para a saúde do gato, podendo causar alterações nervosas, falta de atenção, ardor no estômago, vômitos e danos internos que, a longo prazo, podem evoluir para incontinência, ocasionando a morte. Evite de todas as formas o acesso do gato a esse produto.

 

  1. TINTA

Os diferentes tipos de tintas são compostos por pigmentos, aglutinantes, dissolventes, plastificantes e outros elementos. Todos eles são prejudiciais para a saúde intestinal do gato. Mas os dissolventes, em particular, podem causar alucinações, dores intensas, convulsões, epilepsia, coma e até arritmias cardíacas.

 

  1. VENENO PARA RATO

Evidentemente, qualquer tipo de veneno é muito prejudicial para a saúde dos bichinhos de estimação. Nunca utilize venenos para ratos, uma vez que o seu pet também pode ser afetado – para quem tem criança em casa, a dica deve ser seguida à risca. Aposte em armadilhas caseiras que não matem o rato e que não prejudique outros animais. Ingerir esse tipo de produto pode levar a morte de forma muito rápida.

 

MEU GATO FOI INTOXICADO: E AGORA?

O importante é correr para o veterinário e nunca forçar o vômito, você pode ler mais dicas sobre isso aqui.

 

COMO EVITAR UMA INTOXICAÇÃO?

O ideal é manter fora do alcance do gato todos os produtos citados acima, igual é com crianças. Apesar de muito espertos, os bichanos não sabem identificar o que é nocivo ou não.

Envie um Comentário