Cães e gatos são os animais de estimação mais populares do mundo e talvez por isso exista tanta comparação entre as duas espécies. É inegável que eles despertam a curiosidade dos amantes de bichos e também daqueles que não simpatizam tanto.
Vamos descobrir algumas diferenças "gritantes" entre eles!
1 - Considerada uma das maiores diferenças, o padrão social chama a atenção e atrai distintos perfis de pessoas. Os cães vivem em bandos e buscam um líder no grupo. Os gatos são mais independentes, porém não são solitários. Suas relações são baseadas em comportamento, tratamento, preocupações territoriais e de sobrevivência.
2 - Os cães podem ser treinados mais rapidamente a comandos simples como sentar e deitar pois adoram agradar seu líder. Por outro lado, os gatos são mais facilmente treinados no quesito hábitos de higiene como o uso da caixa sanitária, por exemplo, pois este hábito envolve o instinto.
3 - Os cães têm 42 dentes. Os gatos têm 30.
4- A memória de um gato é beeeeem maior que a do cão.
5 - As habilidades físicas para a caça também são distintas. Os gatos possuem uma excelente visão noturna, boa audição e olfato, flexibilidade extraordinária e uma excelente capacidade de correr e pular. Os cães se destacam pela capacidade de rastreamento devido ao excelente olfato e audição. Muitos cães usam suas habilidades para buscas em salvamento e até detectar drogas ilegais ou explosivos.
6 - Os gatos podem saltar e subir, dando-lhes mais opções quando precisam caçar ou para fugir quando se sentem ameaçados. Os cães são mais presos ao chão, e quando se sentem ameaçados respondem com luta ou fuga, sendo mais propensos a reagir com agressão, porque a sua capacidade de fugir é limitada.
7 - Os cães são carnívoros, precisam de carne para viver, porém conseguem sobreviver se alimentados com matéria vegetal se necessário. Já os gatos não. Eles são carnívoros obrigatórios, ou seja, a presença de carne na dieta é primordial para a vida.
8 - Os cães são corredores de longa distância, já os gatos são velocistas.
10 - Os gatos têm garras retráteis que ficam sempre afiadas por estarem protegidas nos dedos. Os cães têm as garras sempre expostas o que as torna sem corte devido ao constante contato com o solo.
Gostou? Então continue nos acompanhando, porque toda quarta, teremos uma matéria novinha pra você!