Gato odeia água - MITO!
Tudo vai depender de como o gato é acostumado. Algumas raças, por exemplo, como o Maine Coon e o Angorá Turco adoram! E na falta de água, gostam de procurar torneiras para se refrescarem e alguns se jogam até dentro de vasos sanitários.
Gato preto dá azar - MITO!
Na Idade Média, mais especificamente no Ocidente, as pessoas acreditavam que cruzar com um gato preto na rua dava azar; já no Japão eles são símbolos de muita sorte.
Gatos tem 7 vidas - MITO!
Esse é um dos maiores mitos da história dos gatos! Infelizmente eles só possuem uma vida e a expectativa é de até 15 anos, mas isso vai depender de muitos fatores ao longo da vida.
Gatos não podem ser adestrados - MITO!
Todo animal pode ser adestrado, basta ter muita paciência e as técnicas certas para essa tarefa. Esse pode ser um processo demorado, mas eles podem sim aprender diversos comandos.
Gatos brancos de olhos azuis são surdos - VERDADE!
O que dizem os estudos é que os gatos de pelagem completamente branca e com olhos azuis são surdos de nascença. Isso acontece pela presença do gene W (“white”), que acaba transportando esse probleminha para os gatos brancos. Mas não se preocupe, essa condição não se encaixa a todos os gatos dessa cor, porque o gene age de maneira diferente nos gatos.
O gato engorda depois da castração - VERDADE!
Isso porque a castração modifica o metabolismo, por isso é importante que o gatinho receba uma alimentação balanceada para evitar que atinja a obesidade. No mercado pet existem diversas rações próprias para gatinhos castrados, elas são ótimas auxiliadoras nesse processo.
Ronronar significa atenção - VERDADE!
O ronronar do gatinho é o jeito dele se comunicar com o seu tutor, para mostrar algo que está errado ou até mesmo para chamar atenção. Mas se o seu gatinho ronronar após ganhar um carinho ou até mesmo depois de comer, significa que ele está feliz e tranquilo.
Gatos pretos tem mais sorte que os de outras colorações - VERDADE!
Segundo uma pesquisa sobre gatos, realizada pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, explica que a coloração escura dos gatos pretos seriam responsáveis por torná-los imunes ao vírus do HIV felino.