É bom castrar a fêmea - VERDADE!
De acordo com a ARCA BRASIL – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, estudos mostram que em grandes centros urbanos no Brasil, existe um cão para cada 5 habitantes – aproximadamente 10% deles em estado de abandono. A castração previne gestação indesejada e ajuda a controlar a população canina.
Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa - VERDADE!
Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho for castrado antes de um ano de idade, ele nem aprenderá a demarcar território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. No caso dos adultos, podem continuar a demarcar território mesmo após a castração por já terem adquirido o hábito, mesmo assim, a castração pode auxiliar a diminuir o odor e a frequência.
Cães não enxergam cores - MITO!
Depois de muito se acreditar nessa afirmação, a cientista e autora do livro “Being a dog”, Alexandra Horowitz explicou que os olhos dos cães conseguem detectar menos cores que os humanos, mas eles enxergam cores sim!
Podemos alimentar os cachorros à vontade - MITO!
Assim como nós seres humanos, o excesso de gordura pode gerar uma série de problemas, colocando em perigo a saúde do seu pet.
Deve-se castrar a fêmea apenas após a primeira cria - MITO!
A cadela não fica “frustrada” ou “triste” por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 95% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes.
Não se deve cortar o rabo do cachorro sem motivo de saúde - VERDADE!
O corte estético é proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil desde 2008
Cachorros não podem comer chocolate - VERDADE!
O consumo de chocolate por cães pode provocar quadros de intoxicação com sintomas que variam de agitação, diarreia, vômito, hemorragia intestinal e, em casos mais graves, estado de coma ou até mesmo a morte segundo o Tribuna Animal.